segunda-feira, 10 de maio de 2010

Ai o caneco...

Epá...

Já não sei o que hei de fazer.
Como calculava, a minha mãe reagiu mesmo muito mal à proposta de trabalho que me obriga a mudar de cidade. Já calculava... só não esperei que ela (re)começasse com jogadas psicológicas. Que a estou a abandonar. Que ela (não) espera que eu faça por ela o que ela fez pelos meus avós. Que em Setembro "toda a tua merda sai deste quarto, não fica cá nada", "que na casa de X com "o gajo" não ficas", "que te vais casar com um estrangeiro e ele vai-te proibir de estares comigo", "que te vais embora, que te vou perder, que vais deixar de estar aqui, mas a vida é tua, e vais para um sítio onde não tens estabilidade, e tu é que sabes, eu não te posso ajudar" e sei lá mais o quê. E isto só porque eu contei que se calhar me iam contactar de um determinado sítio. Nem que de propósito, duas horas a seguir recebo uma mensagem para enviar o currrículo, que gostaram de mim como candidata, que tenho boas hipóteses.
As vantagens deste trabalho?
Vou estar com as mesmas condições que estou agora (contrato de um ano, segurança social, subsídios de férias e natal) MAS a fazer o que adoro, o que sempre quis fazer, em vez de estar num emprego que me consome, que me desgasta, que me destrói. Além disso, fico muito mais perto de Lx, onde quero fazer o meu mestrado. Resposta a isto: "mas quando vais parar de estudar? Pára! Descansa!", quando há uns meses a conversa era "tens que fazer mestrado, tens que entrar em mestrado, toda a gente te passa à frente". Como se duas licenciaturas aos 25 anos não chegassem...
As desvantagens?
Deixo a minha mãe infeliz e a pensar que a abandono. Tenho que sair de casa (não que seja um problema para mim... mas para ela é...), deixo de a poder ajudar como até agora, a ela, à minha irmã, ao meu pai. O sentimento de culpa que ela já me está a deixar é quase suficiente para me impedir de mandar currículo, e hoje é o último dia que tenho para o fazer.
Além disso, queria ter sido eu a contar ao meu pai e à minha irmã, queria tê-los levado a jantar fora, comemorar. Mas não. Ela tinha de atirar isso ao meu pai da pior das maneiras. Como se fosse algo mau, e não algo bom, o que me está a acontecer...
"Gostaram de ti como candidata. Não te quero dar falsas esperanças, mas podes vir a conseguir o trabalho"...
Toda a felicidade pelo cano abaixo...
Pior que isto, é ela tentar virar-me contra o meu noivo.
E eu acabei por ceder.
Disse-lhe que por ela, não saio da minha cidade, e se isso trouxer consequências negativas para a minha relação, paciência, eu aguentá-las-ei.
E agora dizer isso ao E.?...

Sou mesmo parva. Parva, estúpida e fraca.

Às vezes, penso que mais valia nunca ter arranjado ninguém, abdicar de todos os meus sonhos e simplesmente ficar com ela para sempre. Sim, porque essa é a conversa dela. Que está velha, que qualquer dia morre.

Será que não se dá conta do que me magoa ouvir isso?
Ou ouvir "sai já de casa, vai-te embora, vai ter com ele"?...

Chorei tanto, mas tanto este fim de semana, quando só tinha era motivos para estar feliz...

8 comentários:

  1. Pois eu enviava agora mesmo!!!! Isso não é gostar, isso é ser egoísta! Desculpa a franqueza, mas é suposto os pais quererem o nosso bem, independentemente de tudo!

    Ainda não publiquei o selinho, porque não consigo publicar imagens, não sei o que se passa, mas não me esqueci e agradeço muito o reconhecimento!

    Beijinhos

    Helena

    ResponderEliminar
  2. A minha às vezes também é assim, e já fiz o mesmo que tu. Mas não pode ser! Espero mesmo que tenhas enviado o CV só por descargo de consciencia. A vida é tua. Os pais criam os filhos para eles serem independentes e terem uma vida feliz com o que escolhem. A minha às vezes também é assim, e magoa-me muito ela não perceber isso... Enfim!
    Bjinho **

    ResponderEliminar
  3. Helena,

    Mas aí é que está... eu consigo entender que ela até está a ser egoísta, sabes? Mas entendo-a. Ela lutou sozinha por mim, porque o meu pai, por vontade dele, ela tinha abortado... Eu consigo entender... a sério que consigo... mas não custa ou dói menos por isso...

    E não tens de pedir desculpa nenhuma pela franqueza, a sério =) Ela quer o meu bem, simplesmente acho que ainda não consegue lidar com o facto de eu estar a crescer... se calhar mais depressa do que ela gostaria. E como durante muito tempo só me teve a mim na sua vida... enfim, vamos ver como será. O dia de hoje só termina à meia noite. Vou ver se ganho coragem ou não.

    Quanto ao selo, don't worry, quando conseguires logo colocas. E se queres, coloca também no teu outro blog, que também adoro ler =)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Marie:

    Ainda não enviei... estou a ganhar coragem... eu sei que tens razão, eles criam para que possamos ser felizes, mas...

    Argh, não sei!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Oh... eu juro que te percebo... parece egoísmo da parte da tua mãe... mas não é, é apenas o medo de ficar sem ti, o tesouro dela. Eu acho que ela sabe que esse é o teu caminho, mas ela está em negação, para ela, o melhor é estares por perto para que te possa proteger, como qualquer mãe pensa... como te percebo! A minha mãe também é assim, e também reage assim... Mas olha, faz o que sentires que é melhor para ti, ganha coragem para ir à procura do que te realiza. Senta-te com ela, fala-lhe com calma daquilo que é melhor para ti, explica-lhe em tom meigo que a amas e que se ela te ama tem que perceber que isso é o melhor para ti... e como isso não resultou comigo em primeira instância, faz na mesma o que achares que deves fazer! Com o tempo ela vai aceitar! Com o tempo verás que te receberá com os braços tão mais abertos que agora. E um dia... garanto-te, vai sentir muito orgulho e ser a tua maior apoiante. Esforça-te por lhe mostrar resultados e verás que tudo se resolve... e dá-lhe tempo... comigo foi assim. Ânimo, OK? Sê feliz!

    ResponderEliminar
  6. Bolas... Mas parabens por teres enviado :)

    ResponderEliminar
  7. Voltarás sempre a casa. Tenta ter calma, respira.


    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Dark Angel: muito, muito obrigada. Eu já tentei falar com calma com ela, mas sempre que o tento, a resposta é a mesma, "a vida é tua, não tenho nada a ver com isso" e dá costas... não me deixa falar com ela a não ser para me acusar de fazer apenas o que quero sem lhe ligar, e que sou egoísta, e bla bla bla... Eu ainda não sei de nada, aliás, só vou ter respostas em Julho, mas até lá o clima vai andar super tenso, e depois de ter a resposta, se for positiva, nem quero pensar em como vai ser o meu verão... :S :S :S Eu esforço-me sempre por lhe mostrar resultados, mas parece que nunca chega. Parece que tudo o que faço é incompleto. Ou porque não fui logo para mestrado, ou para doutoramento (porque tinha média para isso), ou porque não fui logo para música, ou porque não ajudo, ou porque só penso em mim...dói, dói muito quando a nossa mãe nos acusa de a estarmos a matar aos bocadinhos, quando ela é a pessoa que mais amamos neste mundo...

    Lu e Lampâda: Muito obrigada pelo vosso apoio. Alea Jacta Est. Agora vamos ver...

    ResponderEliminar

Desabafa... mas com juízo.